A Sagrada Família e os conselhos evangélicos

0
561

Uma vida consagrada a Deus é uma imitação da vida de Cristo. Ele, ao assumir nossa natureza, inaugurou com seus méritos infinitos um novo regime: uma existência feita pobreza, castidade e obediência.

Pobreza

O Rei do Céu e da Terra, Criador de todas as maravilhas e riquezas, poderia ainda criar novos tesouros materiais e espirituais. No entanto, ao fazer-Se Homem renunciou a tudo isso, nascendo de pais pobres, sem casa nem hospedagem onde vir ao mundo, sem berço… Mas o principal era sua pobreza de espírito, pela qual estava desapegado de qualquer bem material.

José e Maria também são modelos junto ao nosso Arquétipo: ambos os corações não se fiavam em nada desta Terra, mas unicamente no Pai Eterno daquele Menino recém-nascido; tinham confiança de que Deus proveria todas as necessidades para seu sustento.

Castidade

Há maior prova de predileção a esta virtude do que escolher uma Mãe Virgem, um pai adotivo castíssimo e ser Ele próprio o exemplo de virgindade ilibada ao longo de sua trajetória terrena? Naquele lar bendito só se respirava pureza; qualquer imundície de corpo e de alma eram expulsos só na aproximação de um dos três santíssimos membros.

Obediência

Pode-se afirmar que naquela casa, se não havia música física, pelo menos uma melodia ressoava constantemente: a submissão mútua. Exemplo primeiro é Jesus Cristo. O Senhor Deus dos exércitos agora Se torna pequenino e está à mercê de onde O levam seu pai e sua Mãe. Maria, a augusta Rainha do Universo obedecia a seu esposo – inferior pela graça, mas superior na hierarquia familiar – ao mesmo tempo que estava sempre atenta aos desejos do Filho em quem mandava… José via-se sempre na obrigação de sustentar a família e dar os conselhos finais; sem embargo, sua humildade fazia-o sempre dócil aos mais simples desejos de seu Filho e Deus, de sua Esposa e Rainha.

Que o Divino Menino Jesus, por intermédio de Nossa Senhora e São José, abençoe todas as pessoas que praticam a pobreza, a castidade e a obediência! Que Eles concedam às Irmãs de Regina Virginum e a todos os batizados difundir sempre o perfume da santidade.