Formação

0
3753

 

O elemento essencial da formação de uma religiosa consiste em sua esmerada formação integral voltada para o aspecto humano, cultural e religioso.

Em uma Irmã de Regina Virginum, a formação se inicia com a pastoral vocacional. As jovens que procuram a Sociedade sentindo-se chamadas para a vida comunitária são instruídas especialmente sobre temas de introdução às Sagradas Escrituras, testemunho dos Santos e cultura cristã.

Uma vez que a jovem pede admissão como Postulante, incorpora-se a uma Casa de Formação e passa a integrar o Postulantado, aprofundando seus conhecimentos sobre o Catecismo da Igreja Católica, que confere à futura Irmã uma ampla visão da Teologia. Elas ainda têm a possibilidade de cursar as matérias próprias do curso de Ciências Religiosas, e algumas, inclusive, iniciam estudos em universidades civis para obtenção de licenciatura em diversas especialidades.

Quando a Postulante é admitida como Irmã Aspirante, realiza os votos temporários e recebe formação específica para este período de seu desenvolvimento vocacional, voltado para o discernimento da ação de Deus na História pelo aprofundamento das noções de hagiografia, espiritualidade mariana e doutrina cristã.

Quando é aceito o pedido da Irmã Aspirante para realizar o compromisso definitivo e os votos perpétuos, inicia-se um período de estudos sobre vida comunitária e atividades de evangelização.

Professados os votos perpétuos, a formação permanente da religiosa se desenvolve com reuniões periódicas sobre diversos temas, tais como Espiritualidade, Patrística, Teologia Pastoral, Documentos do Magistério, Exegese, métodos de evangelização, Vida Consagrada, Doutrina Social da Igreja, Sociologia, Psicologia, Biologia, vida missionária, questões históricas, promoção humana, atualização apostólica, gestão de recursos, cultura geral e temas de atualidade, entre outros.

A formação permanente de uma Irmã da Sociedade Regina Virginum inclui a participação em Congressos, Simpósios, Cursos de Férias, Círculos de Estudo e Retiros, que tratam tanto de temas de vida espiritual como também de ação pastoral e social. Essas reuniões periódicas são ilustradas com conferências, workshops, teatros, projeções e vídeos.