O Natal na Paróquia Nossa Senhora das Graças

0
402

Há poucos dias, tive que acompanhar uma das minhas irmãs da Regina Virginum ao Poupatempo. Apesar da época do ano – início de janeiro – o local estava cheio. Apenas transposta a triagem, aproxima-se de nós uma simpática senhora, baixa, moreninha, de rosto redondinho, cabelos crespos e curtos, olhos vivos e alegres.

 

– Irmãs, deixem lhes dar um abraço! Feliz Ano Novo! Que bom encontrar as senhoras aqui! Tenho uma coisa para contar!

 

E, muito brasileiramente, já foi abrindo o coração. Contou que por ocasião do Natal recebera seus parentes nordestinos em sua casa e, em meio a mil detalhes e mil casinhos que seguíamos até com certa dificuldade tão abundantes e intrincados eram, chegou finalmente ao cerne do assunto: as comemorações natalinas nas capelas da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

– Irmãs, meus parentes ficaram encantados. Cada dia eu os levava a uma capela diferente. Quem podia imaginar que eles iam assistir a tantos concertos natalinos? Em uma capela só – a do Sagrado Coração de Jesus –, na semana do Natal, houve seis concertos, um em cada noite! Tivemos que escolher a qual ir. Eles não estavam acostumados com isso e se admiravam de tudo!

Sabem a Capela Santa Inês? Pois no último domingo antes do Natal, fizeram ali um Presépio Vivo!

As irmãs que o organizaram tiveram que correr para providenciar tudo! O Menino Jesus era de verdade! Que bebê mais lindo!

Minha cunhada chorou de emoção! Na Capela mais perto de minha casa, a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as irmãs conseguiram dar presentes para cada criança e ainda panetones para os adultos! Elas conseguiram tudo de doação!

E assim continuava a comunicativa nordestina, quase sem dar tempo de respondermos alguma coisa. De fato, sabíamos que nossas irmãs de hábito haviam batalhado duramente para proporcionar a toda a população da Paróquia as alegrias natalinas, auxiliando os dedicados Sacerdotes Arautos na organização das missões natalinas, novenas, Adorações, Missas, e também promovendo concertos, bazares de Natal, reuniões festivas, buscando doações para as crianças…

Elas haviam passado as duas últimas semanas do advento nesses intensos preparativos.

– Quero que as senhoras digam às irmãs da capela que meus parentes já disseram que vão voltar no ano que vem. As crianças queriam ficar aqui, porque foram a algumas aulas de catequese e não queriam parar. Ai! Chamou meu número! Salve Maria!! Feliz Ano Novo!!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here