Jubileu da Vida Consagrada em Brasília – DF

A Santa Madre Igreja, expressão com que se designa de modo solene e ao mesmo tempo carinhoso a Igreja Católica, mostra que realmente é mãe porque dedica aos seus filhos, desde o nascimento até a morte, extremos de cuidados espirituais, preparando-os para participar da Igreja triunfante sem ter que passar pela purificação do Purgatório. Através dos Sacramentos, a Igreja faz jorrar em abundância as graças com que os fieis se nutrem para praticar a virtude.

Prova desse extremado amor materno são os Anos Jubilares, através dos quais a Igreja, desde 1300, concede novas oportunidades para o afervoramento de seus filhos. São períodos em que a ela propicia circunstâncias para a renovação da fé, para a aceitação da misericórdia divina e para a aproximação de Deus. A história nos conta a seriedade com que, ao longo dos séculos, eram consideradas essas ocasiões, que exigiam grandes esforços, quer dos peregrinos, quer dos que se punham em campo para acolher as multidões que se dirigiam à Cidade Eterna, a fim de venerar as relíquias dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

 

Essa tradição de oito séculos é mais uma vez vivida pelos católicos de todo o mundo através da bula Spes non confundit, que declarou 2025 um Ano Jubilar. O tema elegido para ele é a esperança, virtude que ocupa um papel essencial na vida espiritual, porque constitui um elo entre a fé animada pela caridade e a caridade iluminada pela fé.[1]

As peregrinações a lugares santos é uma das formas de expressar essa fé e é uma das maneiras com que se lucram as indulgências concedidas nos Anos Jubilares. Atualmente as peregrinações podem ser feitas a lugares significativos para os católicos – como Roma, Terra Santa, Santiago de Compostela, santuários marianos –, ou, estendendo ainda mais a generosidade materna, aos templos declarados Igrejas de Peregrinação ou Igrejas Jubilares, onde se poderão buscar as graças do Jubileu. Quais graças? Principalmente aquelas advindas da indulgência plenária, que pode ser alcançada sempre que cumpridas as seguintes condições: “confessar-se (a confissão deve ser “individual e íntegra”); receber a comunhão eucarística; rezar de acordo com as intenções do Papa (por exemplo, um Pai Nosso e uma Ave Maria). […] desapego ao  pecado, mesmo venial[…].”[2]

 

Foi nesse sentido que a Cúria Metropolitana de Brasília reuniu sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos consagrados e seminaristas, no dia 2 de fevereiro, para juntos receberem as indulgências.

Partindo do prédio da Cúria, deslocaram-se todos em procissão até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, onde participaram da Santa Missa, presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano. Mereceu destaque na cerimônia a presença das principais autoridades eclesiásticas da Arquidiocese e do Sr. Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro.

As irmãs da Regina Virginum registraram sua presença nessa celebração e tiveram a alegria de cumprimentar esses dois dignos representantes da Igreja, de quem receberam incentivo para continuar espargindo, com gáudio juvenil, o entusiasmo pela prática da vida de virtude, de oração e de apostolado.

Mais uma vez elas tiveram ocasião de compartilhar seu carisma e sua experiência apostólica com as diferentes congregações religiosas. Como que fazendo eco às palavras de Dom Paulo Cezar em sua homilia “O religioso e a religiosa são aqueles que, no seguimento de Jesus Cristo, dão tudo, dão a vida, identificando-se com Cristo pobre, casto e obediente”[3], as irmãs não deixavam de manifestar seu contentamento por se verem rodeadas de pessoas que, como elas, optaram pela integridade da virtude através da vida religiosa.

Enfim, o Ano Santo ou Ano Jubilar vem convidar os católicos do mundo inteiro a se unirem à Esposa Mística de Cristo, a fim de ressaltar sua verdadeira face “[…] toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito seme­lhante, mas santa e irrepreensível”! (Ef. 5,27)

 

[1] Cf. CLÁ DIAS, João S, Mons. in: https://revista.arautos.org/a-espera-de-uma-era-de-milagres/

[2]https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-12/jubileu-2025-vademecum-indulgencias.html

[3]https://arqbrasilia.com.br/consagrados-e-religiosos-se-reunem-para-celebrar-o-jubileu-na-arquidiocese-de-brasilia/

Mensagens

Related Articles

Últimas Notícias